Festival de Samhain em Paranapiacaba!

Publicado por Mundo Celta em

Christie, James Elder; Halloween Frolics; Paisley Art Institute Collection, held by Paisley Museum and Art Galleries

    No calendário cristão, o dia 2 de Novembro é considerado o dia de Finados, também conhecido como dia de Todos os Santos. Esse dia é dedicado a prestar homenagem aos mortos, assim como o Halloween, abreviação de All Hallows’ Eve – dia de todos os santos – entretanto, no Halloween as pessoas passaram a se fantasiar e fazem desenhos em abóboras.

    Estas festas se originam da tradição celta do Samhainem gaélico “fim do verão” – que era marcada pela primeira geada. Um novo ano se inicia e as famílias se reuniam para honrar seus ancestrais junto à luz do fogo (lanternas e fogueiras) que os aquecia e os protegia dos perigos sobrenaturais, afinal os portais entre os mundos estão abertos. Diferente da tradição cristã, que possui um pesar pelos que já morreram, os celtas honravam seus antepassados com festas, pois acreditavam que os espíritos deles ainda estavam vivos e estes protegiam a sabedoria da tribo.

     Outra tradição relacionada ao Samhain se chama Hop Tu Naa, do gaélico da Ilha de Man “Shoh ta’n Oie” significa “esta é a noite”, celebrando o Ano Novo Celta. Nesta tradição, todos os anos nesta data as pessoas fazem lanternas de nabo (no continente americano foi substituído pela abóbora) desenhadas. O costume era que as crianças batiam nas portas das casas dos vizinhos com suas lanternas entalhadas, trazendo a luz das suas lanternas e cantavam a música Hop Tu Na em troca de alguns arenques, batatas ou açúcar e manteiga para fazer caramelo. Hoje em dia, as crianças recebem moedas e doces.

    Antigamente, a celebração do Samhain era marcada por banquetes repletos dos frutos das boas colheitas passadas e com grandes feiras, nas quais as tribos da região se uniam para o comércio, troca de notícias, realizar leituras de oráculos, publicação de leis e festejar.

    Atualmente o Festival de Samhain é celebrado por diferentes tradições pagãs no mundo todo.

    O Mundo Celta contará com um grande ritual de Samhain na noite da sexta-feira, dia 2 de novembro, honrando seus ancestrais e unindo as tribos, em meio às brumas da Vila de Paranapiacaba. Não fique de fora, venha celebrar conosco essa noite mágica.

Realize sua inscrição pelo link: http://mundocelta.com.br/inscricao/